- Camila Wolf
Solidão ao lidar com adversidades
Atualizado: 21 de Dez de 2018
A vida é um paradoxo.
Nascemos, vivemos e morremos em uma relação ao mesmo tempo em que estamos sozinhos.

Por um lado, temos um grupo de apoio, pessoas queridas que estão ao nosso lado e por outro, a sensação de solidão ao lidar com adversidades.
Quem é mãe sabe conhece bem a situação de estar com o filho doentinho no colo e se deparar com a sensação de impotência, pois por mais cuidado que se ofereça, ele ainda precisa se recuperar sozinho.
Ou quem é professor, sabe que por mais que esteja disponível, presente e atento às necessidades do aluno, os efeitos da sua atuação atingem um limite pois a partir dali o aprendizado precisa partir do outro.
Quem tem um irmão, marido, amigo ou ente querido sabe que por mais contribuição, aconselhamento e cuidado, no final das contas, a decisão final cabe ao outro tomar.
A vida é essa balança entre o cuidado e seus limites.
Posso passar anos me sentindo frustrado ao observar escolhas nada assertivas do outro. Ou posso passar anos esperando que o outro escolha por mim.
Posso passar anos me sentindo culpada por não ser onipotente, ou me sentindo vítima esperando a onipotência do outro.
Ou posso aprender que eu sou eu, e você é você. Que por mais amor, união e vínculo que exista, ainda assim somos indivíduos, únicos e responsáveis pela nossa própria história. E ter essa consciência não é nada fácil, porém pode ser libertador.
Procure um psicólogo.